segunda-feira, 18 de março de 2013

A primeira visão da química

Posted by Hijikata Toshizou on 16:00 with No comments


Observando a natureza

Desde o início da civilização até hoje, a humanidade pôde observar que a natureza é formada por materiais muito diferentes entre si. O solo em que pisamos pode ser de: terra vermelha, terra preta, areia, pedras etc. Os vegetais também apresentam enorme variedade: existem desde os minúsculos musgos até árvores gigantescas; a madeira pode ser mais mole ou mais dura; as flores têm cores muito diversificadas; há grandes diferenças entre os frutos, e assim por diante. O mesmo ocorre com os animais: existem aves, mamíferos, peixes etc. de formas, tamanhos, e constituições muito diferentes entre si. Todos esses materiais que nos rodeiam (a terra, as pedras, a água e os seres vivos) constituem o que chamamos matéria.
·         Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço (isto é, tem volume).
Massa e volume são então propriedades gerais da matéria. É bom lembrar também que a matéria pode se apresentar sólida (por exemplo, as pedras), líquida (por exemplo, a água) ou gasosa (por exemplo, o ar que respiramos). O trabalho de separação dos diferentes materiais encontrados na natureza foi uma atividade muito importante para a humanidade. Um primeiro cuidado do homem primitivo deve ter sido o de reconhecer os alimentos comestíveis e os venenosos, bem como o de encontrar as plantas que podiam curar suas enfermidades.
Com o passa dos séculos, os seres humanos foram aperfeiçoando as técnicas de extração e separação de matérias úteis ao seu dia-a-dia. Assim, por exemplo: dos vegetais extraíram as tintas para pintar seus corpos e seus utensílios; de terra separaram metais, como a prata e o ouro; do leite, a gordura para fabricar a manteiga, e assim por diante. Podemos então dizer que:
·         Separações são os processos que visam isolar os diferentes materiais encontrados numa mistura.

As transformações da matéria

 Ao longo do tempo, a humanidade tem observado que, sob certas condições, a matéria se transforma. A própria natureza se carrega de muitas transformações. Assim, por exemplo: o frio intenso transforma a água em gelo transforma uma árvore em cinzas; com o tempo, os frutos apodrecem; o ferro se enferruja; que e até nosso corpo envelhecem Dizemos então:
·         Transformação material é toda a qualquer alteração sofria pela matéria.
As transformações da matéria são também chamadas de fenômenos materiais (ou simplesmente fenômenos), sendo que, nessa expressão, a palavra “fenômeno” significa apenas transformação, não significando nada de extraordinário, fantástico ou sobrenatural.
É muito importante lembrar também que os seres humanos têm provocado transformações na matéria, em seu próprio interesse. Assim, por exemplo, com o fogo conseguiu:
·         Assar a carne dos animais para melhorar sua alimentação;
·         Cozer vasos de barro para aguarda água ou alimentos;
·         Cozer blocos de barro, transformando-se em tijolos, para construir suas casas; etc.
Usando técnicas cada vez mais avançadas, os seres humanos conseguiram, com o passar dos séculos, transformar, por exemplo:
·         Fibras vegetais ou pêlos de animais em tecidos para se abrigarem;
·         Produtos vegetais em corantes para colorir seus tecidos;
·         Minérios em metais, como o cobre, o ferro, o chumbo etc.
Atualmente a Química está presente em todas as situações de nosso cotidiano. De fato, grande parte dos avanços tecnológicos obtidos pela civilização ocorreu graças à curiosidade e ao esforço em desenvolver novas técnicas para separar e transformar os materiais encontrados na natureza. Do mesmo modo que, ao longo do tempo, os cozinheiros procuraram transformar os alimentos em pratos cada vez mais saborosos, os técnicos e os cientistas experimentaram novos caminhos para transformar os materiais da natureza em produtos que permitem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Podemos então dizer que um dos conceitos de experiência em Química refere-se às tentativas de separar e reconhecer alguns materiais e, em seguida, seguida transformá-los em novos produtos.
Por meio dessas técnicas podemos fabricar:
·         Adubos, inseticidas e diversos insumo que aumentam a produção agrícola;
·         Produtos que permitem conservar os alimentos por mais tempo;
·         Fibras e tecidos para produzir desde roupas delicadas até coletes à prova de balas;
·         Cosméticos e perfumes para embelezar as pessoas;
·         Medicamentos específicos para o tratamento de inúmeras doenças;
·         Materiais variados para a construção de casas e edifícios;
·         Veículos (carros, ônibus, aviões, navios etc.) para o transporte de pessoas e cargas;
·         Chips de computadores que revolucionaram a vida moderna, pois armazenam milhares de informações.

0 comentários:

Postar um comentário